Pessoa por Sábat

 

pessoa-por-sabat1

 

O uruguaio Hermenegildo Sábat é um artista extraordinário. Pintor, fotógrafo, caricaturista e clarinetista. Em novembro de 2005, visitando Buenos Aires, eu e Carol fomos procurá-lo na sede do jornal “El Carín”, onde Sábat trabalha há muitos anos como uma das estrelas do diário. Sem entrevista marcada ou qualquer aviso prévio, chegamos na recepção do jornal e pedimos para falar com ele – “somos dois fãs brasileiros”.

Após uma rápida consulta telefônica, a atendente nos indicou o caminho da redação. Instalado numa saleta, debruçado sobre uma mesa entulhada de livros, papéis, tubos de tinta, pincéis e canetas, encontramos um senhor de cabelos brancos que nos recebeu com um sorriso, gentilmente oferecendo cadeiras para nos sentarmos.

Entreguei a ele um exemplar de Embornal, antologia poética que Hermínio acabara de lançar e me incumbira de levar ao amigo. Sábat agradeceu o presente e começou a desfiar algumas de suas histórias vividas com músicos brasileiros. Também contou que, naqueles dias, sob encomenda do governo de Buenos Aires, estava trabalhando na criação de uma série de retratos de cantores e compositores de tango que seriam estampados nas estações do metrô. (Não sei dizer se o projeto se realizou).

Em certo momento da conversa, Carol, então editora do caderno Sinapse, da Folha, comentou que o jornal iria publicar uma matéria sobre Fernando Pessoa e que a página ficaria linda com uma ilustração de… Sábat. A idéia foi aceita na hora. O artista pegou o telefone, chamou o departamento de pesquisa e pediu recortes de jornal com fotografias do poeta português. Quando os recortes chegaram em sua sala, Sábat escolheu uma das imagens como referência, pegou uma folha de papel em branco e começou a desenhar.

O resultado é a ilustração acima. O trabalho saiu em menos de 15 minutos. O registro (editado) da criação é o vídeo abaixo.

*****

POR FALAR EM 15 MINUTOS…

Conta-se que, certa vez, quando já estava com seus 50 anos, o maranhense Fortuna (outro grande artista) recebeu de um diretor de publicidade a encomenda de ilustrar um anúncio. Ao dizer o preço que cobraria pelo trabalho, o desenhista teve que ouvir do marqueteiro: “Tá muito caro! Esse desenho você faz em 15 minutos…”. E, Fortuna, que possuía um currículo de Pif-Pafs e Pasquins, rebateu: 

– O sr. está enganado. Esse desenho leva 50 anos e 15 minutos para ser feito…

Anúncios

3 comentários sobre “Pessoa por Sábat

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s